Neste dia, 27 de novembro, a FERAESP iniciou seu 9° Congresso Estadual dos Assalariados e Assalariadas Rurais na cidade de Bauru/SP.
O Congresso que irá ocorrer até o dia 28 de novembro, teve no primeiro dia, a presença de algumas autoridades do universo do mercado de trabalho.
O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, foi o primeiro palestrante do dia, Neto explanou várias questões relativas ao mercado de trabalho e os desafios das entidades sindicais e trabalhadores. Pontou, além de vários temas importantes, as dificuldades e falta de representantes de trabalhadores no Congresso Nacional.
Em seguida, Marcel Bianchini, Procurador do Trabalho de Campinas, do Ministério Público do Trabalho (MPT), falou das dificuldades e ações no combate ao trabalho escravo, precarização do mercado de trabalho e atuação do MPT.
A terceira palestra, foi do Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas, Luiz Henrique Rafael, que explanou questões relativas do TRT para a melhoria das relações de trabalho, em especial dos rurais.
O ultimo palestrante do primeiro dia de Congresso foi, Gabriel Bezerra dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR). Santos, falou sobre os problemas dos assalariados e assalariadas rurais do País e a atuação da instituição junto ao Governo Federal.
O Congresso continua amanhã, com várias atividades junto aos empregados(a) assalariados rurais e dirigentes sindicais.