Entre os dias 27 e 28 de novembro, a FERAESP realizou seu 9° Congresso Estadual dos Assalariados e Assalariadas Rurais na cidade de Bauru/SP, e elegeu sua nova diretoria para os próximos 4 anos.
Ao longo do primeiro dia de Congresso, várias autoridades ligadas ao mundo do trabalho fizeram palestras que enriqueceram as discussões e norteou algumas ações que a federação irá fazer nos próximos 4 anos. Entre os palestrantes estiveram: Antônio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Marcel Bianchini, Procurador do Trabalho de Campinas/SP, do Ministério Público do Trabalho (MPT); Luiz Henrique Rafael, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas/SP e Gabriel Bezerra dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR).
Além das palestras, o Congresso contou com diversas atividades entre os dirigentes sindicais e empregados(a) assalariados(a) rurais de todo o estado de São Paulo. Essas atividades, tiveram como objetivos identificar problemas enfrentados pelos assalariados(a) rurais e propor soluções para as ações sindicais da FERAESP.
Durante todo o Congresso, as quase 80 pessoas presentes, puderam observar uma exposição de fotos da vida laboral de varias pessoas do subsetor da laranja, muito elogiadas por todos.
E, finalmente, foi eleita a nova direção da FERAESP para os próximos 4 anos, com: Jotalune Dias dos Santos, o jota, para presidente; Aloisio José dos Santos, o Lulinha, para secretario geral; Rubens Germano, o Rubão, para diretor de administração e finanças; Paulo Anisio, o cabelo, para diretor de organização sindical; Gilson do Lago, para diretor de política de desenvolvimento agrário e meio ambiente; Eduardo Porfirio, o polaco, para diretor de formação, educação e qualificação; Cristiane Aparecida de Lima, para diretora de saúde e segurança do trabalho; Marcio Luís dos Santos, para diretor de políticas sociais e Regiane Adriele Penteado, para diretora de comunicação e relações internacionais. Já os suplentes de diretoria eleitos foram: Fabio Julio Albino, Bruna Panobianco Peres e Luciano Alves da Silva.
Para o conselho fiscal, os eleitos foram: Espedito Ferreira de Matos, Adão Aparecido Alves e Valderi da Silva Morais. Tendo como suplentes, Adelmo Antonio de Souza, José Osvaldo Malaquias e Siderval da Silva Morais.
Segundo o presidente Jota, “O Congresso foi um sucesso, e contou com ótima participação de dirigentes sindicais e empregados(a) rurais. Disse ainda que, a federação irá trabalhar ainda mais na proteção das relações de trabalho dos assalariados(a) rurais e mira, para os próximos 4 anos, muitas conquistas através da dedicação dos eleitos neste 9° Congresso”.