Total de empregados(as) no agro paulista, chega a 367 mil

0

O setor agropecuário do Estado de São Paulo mantém um contingente expressivo de trabalhadores formais, alcançando 367.835 empregados(as) em setembro de 2025. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o levantamento, a pecuária concentra o maior número de vínculos formais, com 77.062 empregados(as). Na sequência, aparecem as atividades ligadas à cultura da laranja, que somam 56.790 postos de trabalho, e a cana-de-açúcar, responsável por 56.578 empregos formais no estado.

Outro segmento de destaque são as atividades de apoio à agricultura, que reúnem 50.485 empregados (as), exercendo funções essenciais para o funcionamento da cadeia produtiva agrícola. Já a produção florestal contabiliza 23.427 empregos formais.

O total de empregados(as) previsto para dezembro de 2025 não deverá apresentar mudanças significativas.

Os números reforçam o peso do agronegócio paulista na estrutura do mercado de trabalho formal e evidenciam a diversidade das atividades rurais, que vão além das lavouras tradicionais, abrangendo serviços de apoio e produção florestal. Também ressaltam a necessidade de políticas públicas e ações permanentes de fiscalização e valorização do trabalho decente no campo.